Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Falconidae
 Leach, 1820
Subfamília: Falconinae
 Leach, 1820
Espécie: F. tinnunculus

Nome Científico

Falco tinnunculus
Linnaeus, 1758

Nome em Inglês

Eurasian Kestrel


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Peneireiro-de-dorso-malhado

O falcão-de-dorso-malhado é uma ave falconiforme da família Falconidae. Também conhecido como francelho e penereiro-vulgar.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) phalkōn (latim) falco = falcão; do (latim) tinnunculus = peneireiro (tinnulus = som estridente). ⇒ Falcão peneireiro ou falcão (que emite) som estridente.

Características

Mede entre 27 e 35 centímetros de comprimento. O macho da subespécie nominal pesa entre 136 e 252 gramas e a fêmea entre 154 e 314 gramas. Sua envergadura mede entre 57 e 79 centímetros.
O macho apresenta o bico cinza escuro, curto e curvo. A cabeça, pescoço e os lados do pescoço são cinza-azulados. A cera e o anel perioftálmico são de coloração amarelo-limão. Como em os outros falcões, ele tem uma mancha na face, abaixo dos olhos (lágrima), de coloração negra. As asas e cauda são compridas. O dorso e a face superior das coberteiras das asas são castanho-avermelhadas com muitas manchas escuras. As rêmiges primárias e porção superior da cauda são cinza-azuladas sem listras e a cauda apresenta barra subterminal escura e larga. Os tarsos e pés são amarelos.
A fêmea tem a cabeça e o pescoço de coloração castanho claro com manchas marrom escuro. O mancha escura (lágrima), na face é menos definida do que no macho da espécie.
O imaturo é muito parecido com a fêmea da espécie, e difere apenas na sua plumagem, que apresenta mais manchas.

Vocalização: Séries rápidas de sons curtos e agudos.

Subespécies

Possui onze subespécies reconhecidas:

(IOC World Bird List 2017).

Alimentação

Auxiliar precioso do agricultor, alimenta-se ratos, insetos e, por vezes, de rãs e vermes.

Reprodução

Nidifica geralmente em ninhos velhos de corvídeos, nas árvores, cavidades rochosas ou mesmo em edifícios. A postura de 4 ou 5 ovos é incubada pela fêmea durante cerca de 28 dias. As crias são alimentadas por ambos os progenitores, estando prontas a voar após 28 dias.

Hábitos

As suas longas asas pontiagudas permitem-lhe um voo possante, rápido e ágil. A sua cauda é longa e as asas arqueadas em forma de foice. Caracteriza-se pela capacidade de “peneirar”, isto é de permanecer voando parado sobre um determinado ponto no solo, comportamento este que o ajuda na detecção e captura de suas presas.
Adapta-se bem a ambientes alterados pelo homem, especialmente terras de cultura, mas diminui em regiões onde houver uma expansão da agricultura mecanizada.

Distribuição Geográfica

Espécie vagante (espécie de ocorrência aparentemente irregular no Brasil); pode ser um migrante regular em países vizinhos, oriundo do Norte.

Referências

Galeria de Fotos